sexta-feira, 15 de maio de 2009

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (15/06/09)
Conferência: “Oralidade e escrita na produção de texto”
Convidado: Professor José Gaston Hilgert - Mackienze/SP.
Local: Auditório do LCI

Terça-feira (16/06/09) - 19h20min às 21h
Debate: Movimento Estudantil de Letras
Convidados: Claussen Munhoz - ExNEL/UFSM;
Mariáh Yorzabal - ExNEL/UFSM;
Bianca Machado Damacena – ExNEL/UNB;
Ruan Mariano – ExNEL/UFSC.
Local: Auditório do LCI
Terça-feira (16/06/09) - 21h15min às 22h30min
Debate: “A realidade da educação pública”
Convidados: Prof. Jaime Giolo/FAED e Salete Maria Possan Nunes/CPERS.
Local: Auditório do LCI

Quarta-feira (17/06/09) Horário:19h30min às 22h30min.
Conferência: “A Reforma Ortográfica no Brasil”
Convidadas: a confirmar
Local: Auditório do LCI

Quinta-feira (18/06/09)

Minicursos:

  • “As múltiplas faces da hipermídia na Língua Inglesa.” Profª. Daniela de David Araújo/UPF Local: Sala 14 do LCI;
  • Censura e civilidade: um estudo de praticas do silêncio, o que se entrega pelo abuso da palavra e o que se recupera na contenção da língua.” Profª .Carme Regina Schons/UPF Local: Sala do IFCH
  • "A sala de aula em Língua Inglesa: recursos para o planejamento." Profª. Carolina Obem Ferraz Local: Sala do IFCH
  • "Mesclando culturas atravez de la lengua." Acadêmica do Curso de Letras Naiane Menta e Bruna Heckler Ozório Local: Sala do IFCH
  • “Euclides da Cunha, intérprete do Brasil.” Profª. Ivânia C. Aquino/UPF Local: Sala do IFCH
  • “Formação de professores de língua portuguesa.” Profª. Claudia Toldo/UPF Local: Miniauditório do IFCH
  • "Contação de Histórias e Expressão Oral do Professor" Acadêmica Vanessa Dalpaz Local: Sala do IFCH

Obs.: A inscrição nos minicursos é limitada e será realizada na 2ª noite do evento.

Sexta-feira (19/06/09)
Mesa: “Conexões entre Literatura, Teatro e Cinema”
Convidados: Profª Nara Marley Aléssio Rupert/UPF, Guto Pasini e a Profª. Ms. Bibiana Friederichs /FAC
Local: Auditório do LCI

Prof. Dr. José Gaston Hilgert

José Gaston Hilgert concluiu o doutorado em Letras - Filologia e Língua Portuguesa - pela Universidade de São Paulo em 1989. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Freiburg (Alemanha) de 1995 a 1996. É professor titular aposentado da Universidade de Passo Fundo-RS. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie-São Paulo-SP. Atua na área de Lingüística, com ênfase em estudos da enunciação e na descrição do português falado do Brasil. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: análise da conversação, compreensão, descrição do português falado, ensino do português, enunciação, estratégias de construção do texto falado, interação, leitura e interpretação textual, língua falada, paráfrase, problemas de compreensão. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq .

Profª. Ms. Marlete Diedrich

Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1994), com Mestrado em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora titular - Colégio Marista Conceição e professora da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em teorias do texto, atuando principalmente nos seguintes temas: texto falado, discurso e enunciação, ensino de língua materna.

Profª. Drª. Ivânia Campigotto Aquino

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade de Passo Fundo (1990), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras - Área de Concentração: Estudos de Literatura/ Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Adjunto III da Universidade de Passo Fundo e professora titular da Prefeitura Municipal de Passo Fundo . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história, discurso, romance e linguagem. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Literatura e história em diálogo: um olhar sobre Canudos e A representação da etnia alemã no romance sul-rio-grandense, ambos da editora da UPF.

Profª. Ms. Daniela de David Araújo

Possui graduação em Letras - Português / Inglês pela Universidade de Passo Fundo (1998) e mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2005). Atualmente é professor Assistente III da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leitura, ensino de língua inglesa, internet, educação a distância.

Profª. Drª. Claudia Stumpf Toldo

Claudia Toldo possui graduação em Letras (LP) pela Universidade de Passo Fundo (1990), mestrado em Letras (Área de concentração: Teorias do texto e do Discurso) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Colégio Notre Dame e professora titular no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado em Letras na Universidade de Passo Fundo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua materna, leitura e produção de texto, enunciação, lingüística texto, argumentação com ênfase no gênero da publicidade.

Profª. Drª. Carme Regina Schons

Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1984). Especialização em Língua Portuguesa - Redação (PUCMG). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Estudos da linguagem/Teorias do Texto e do discurso (2006). Atualmente é professora do Mestrado e Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo. Foi Coordenadora Geral da Rede de Bibliotecas da UPF (2006/2 a 2008/1). É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso (GEPAD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Letras: Lingüística, com ênfase em Análise de Textos e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros Textuais e Discursivos; Memória, discurso político, interpretação, arquivo e identidade; Ensino, letras e história; Ideologia, mídia e escola; Sujeito, ideologia e língua.